quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Software Educacional - Atividades

Um Software Educativo é caracterizado por contribuir para que o aprendiz obtenha novos conhecimentos ao utiliza – lo. Assim, um software pode ser considerado educativo quando é adequadamente utilizado em uma relação ensino – aprendizagem. Outras características que distinguem um software educacional é o seu desenvolvimento fundamentado em uma teoria de e a capacidade em que o aluno tem de construir, de forma autônoma, O conhecimento sobre determinado assunto.
                   Um software educacional pode ser classificado em:
  •   Tutorial- São programas que possibilitam o acesso ao conteúdo didático por meio de ícones. O programa instrui o aluno dando – lhe informação, a seguir faz perguntas para Verificar se aprendeu o que foi estudado.
  •  De autoria- São programas onde o aluno cria os conteúdos e o professor orienta e avalia o processo de criação. Aqui o aluno irá desenvolver hipóteses, testá-las, e analisá-las, pois permite a exploração de situações imaginárias e complicadas que exigem tempo.
Links pesquisados:


Portal do software público;


Lista de softwares educacionais em matemática:

GCompris 9.5
"Diversas atividades para desenvolver o raciocínio do seu filho neste excelente pacote educativo."
GCompris é um pacote de atividades educacionais que ajudarão a desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças entre 2  e 10 anos de idade. São inúmeras atividades diferentes que auxiliarão na educação de seus filhos, através de brincadeiras e orientações lúdicas.

Atividades

Este software possui divididas em diversas categorias, de forma a melhor organizar cada uma delas.  As categorias existentes são: Descoberta do computador (digitação simples, mouse, etc.), Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória), Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos), Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos).

São várias atividades que ajudarão no desenvolvimento das criançasAlém das quatro categorias citadas, este aplicativo possui ainda outras quatro, que são Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração), Puzzles (quebra-cabeças diversos), Atividades de Leitura e, por fim, Jogos de Estratégia.

As estrelas ao lado de cada atividade significa a idade recomendada de tal exercício. As estrelas simples significam atividades para crianças entre 2 e 6 anos. As com estrelas complexas, são para crianças com mais de 6 anos de idade.

Apesar de ser um aplicativo de código aberto (open source), o GCompris possui limitações nesta versão gratuita. Para acessá-lo em sua totalidade é necessário realizar o pagamento.
http://www.baixaki.com.br/download/gcompris.htm

DeadLine 2.36 build 969
"Resolva equações gráficas e numéricas com esta poderosa calculadora."
DeadLine é um programa avançado de matemática que resolve equações. O software traça os gráficos e ainda executa cálculos. É possível realizar diversas equações matemáticas, dentre elas: algébricas, trigonométricas e exponenciais.

Resolver exercícios de equações geralmente assusta os alunos, com gráficos, comparações e cálculos complexos. DeadLine o ajuda a reverter essa situação, pois é simples de utilizar e funciona como um apoio educacional. Você digita a equação que deseja ser solucionada, clica em “OK” e obtém o gráfico em segundos. Todos os resultados obtidos de DeadLine podem ser salvos e recuperados para trabalhos futuros.



WinPlot 18 Sept 10
"Resolva suas equações e funções matemáticas com um programa completo que gera gráficos 2D e 3D."

WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita funções matemáticas de modo natural.

Na janela principal pode-se encontrar as opções Adivinhar, que é um jogo para que você tente descobrir qual é a função de que o gráfico faz parte. Para obter a resposta do programa, basta apertar a tecla F5. Mostra um Mapeador, que transforma a janela em dois planos, para que você possa trabalhar com domínios e contradomínios.

Gráficos em Segunda e Terceira Dimensão

WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc.

A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas.

Esta ferramenta ainda lhe oferece a possibilidade de criar órbitas planetárias para realizar cálculos de objetos no espaço. Todos os gráficos podem ser personalizados, com alteração de cores de fundo, fontes, tabelas etc. WinPlot é um programa completo e totalmente em português que facilita a vida de alunos, visto que é uma ferramenta educacional simples de utilizar.

"Excelente ferramenta para criação de jogos e animações em duas dimensões." 

MIT Scratch é um programa educacional feito para que qualquer usuário consiga desenvolver seu próprio jogo ou criar uma animação ou os famosos stop motions. Para isso, ele trabalha com um ambiente totalmente interativo e repleto de funcionalidades facilmente acessíveis e bem fáceis de serem usadas.
O programa foi desenvolvido pelo laboratório de mídia da conceituada instituição de pesquisa norte-americana, o MIT. Assim, através de um sistema inovador que introduz noções de programação, matemática e lógica, o usuário consegue desenvolver jogos completos e ainda se divertir trabalhando com isso.


KSEG 0.401
"Programa livre para você explorar a geometria euclidiana através de ferramentas interativas."

KSEG é um programa com fins educativos que traz várias ferramentas especiais para você explorar o mundo da geometria euclidiana sem complicações.

Assim, a partir de pontos, você constrói variadas formas geométricas e ainda pode executar medições, modificações e adicionar novos elementos ao espaço com liberdade total. Basta usar alguns clique direitos do mouse para criar os pontos, selecioná-los e, logo em seguida, já pode definir qual relação vai haver entre eles (retas, circunferências, ângulos etc.).

O programa traz vários exemplos práticos para você aprender exatamente como usar as diferentes ferramentas, e estes podem ser acessados rapidamente pela função "Open", selecionando uma das diversas opções disponíveis na pasta "Examples" do próprio programa.

Sem a necessidade de instalação, o KSEG também é leve e pode ser usado facilmente após descompactar o pacote baixado.


PhET
"Realize simulações de eventos físicos, químicos, matemáticos e biologicós neste ótimo programa educativo."

PhET (sigla para Physics Education Technology, em português, Tecnologia Educacional Física), é um pacote de aplicativos em Java que simula diversos eventos relacionados às mais diversas ciências naturais. Tudo necessitando apenas a movimentação do mouse, com os dados sendo informados em tempo real, facilitando ainda mais o aprendizado.

As simulações presentes neste pacote são relacionadas às seguintes áreas: física, química, biologia, ciências da Terra e matemática. O programa roda no navegador e tem muitas simulações em língua portuguesa. Algumas simulações possuem gráficos, conferindo mais precisão às análises.








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