sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Informática na Educação Especial

A Educação Especial vem atender de forma especifica alunos que, de alguma forma, apresentam necessidade especial. Hoje, sabemos que a Educação Especial é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, tratada, especificamente, no Capítulo V. Mas, observamos hoje, que a discussão acerca da educação Especial é que ela seja inclusiva,  essa inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular é um assunto que divide opiniões. Enquanto alguns especialistas defendem a matrícula desses estudantes em escolas exclusivamente especializadas até o final do Ensino Fundamental - para que sejam plenamente alfabetizados em Libras e em Língua Portuguesa, outros afirmam que esses alunos devem estar matriculados em turmas de escolas regulares, junto dos ouvintes. Mas, de certa forma, a inclusão desses alunos é cada vez maior nas escolas regulares. Assim, diante desse fato, surge algumas preocupações que devem ser consideradas, como relevantes, como por exemplo, se nas escolas há espaços adequado (estrura física) para receber esses alunos, se os profissionais em educação que estarão acompanhado esses alunos especiais estão realmentes capacitados.  Em 2003 o Ministério da Educação lança o Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, com os objetivos de:
  • Subsidiar filosófica e tecnicamente o processo de transformação do sistema educacional brasileiro em um sistema inclusivo;
  • Sensibilizar e envolver a sociedade em geral e a comunidade escolar em particular;
  • Preparar gestores e educadores dos Municípios-pólo para dar continuidade à política de Educação Inclusiva;
  • Preparar gestores e educadores para atuarem como multiplicadores nos Municípios de sua área de abrangência;
  • Desenvolver projetos de formação de gestores e educadores para dar continuidade ao processo de implementação de sistemas educacionais inclusivos;
O Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade disponibiliza equipamentos, mobiliários e material pedagógico para que sejam implantadas salas de recursos para viabilização do atendimento nos municípios-pólo, apoiando o processo de inclusão educacional na rede pública de ensino. Outro fator que podemos aqui destacar é que, diante dos avanços tecnológicos as escolas também devem ter equipamentos adquado para esses alunos poder, fato ter uma educação que inclui - os na sociedade. Hoje, nos laboratórios de informática, já existem computadores especiais, com softwares adequados para atender a essas necessidades. Para que tenhamos realmente uma inclusão de Portadores de necessidades, além de um experiente aprimoramento da capacitação dos professores e das escolas, poderíamos iniciar a difusão de recursos tecnológicos que os profissionais da educação e todo pessoal implicado nesta busca da educação com qualidade podem utilizar. Mencionarei apenas alguns dos mais importantes:
  • Computadores (conectados à Internet)
  • Sintetizadores de Fala
  • Impressoras Braille
  • Teclados ampliados e adaptados (com colméias/ protetor de teclado)
  • Mouses adaptados ou modificados
  • Sinalizadores de tela
  • Dicionários de gestos e LIBRAS
  • Aplicativos (editores de desenho e de texto ou desenho)
  • Telas sensíveis ao toque
  • Comutadores ou Switch (ou botões sensíveis ao toque)
  • Apontadores de cabeça (capacetes com ponteiros para tela)
  • Softwares de comunicação
  • LM Brain e IMAGO ANA VOX (programas de auxílio à comunicação de pessoas com deficiência motora grave, criados na UNICAMP e USP)
  • DOSVOX (Programa na UFRJ desenvolvido para leitura e edição de textos)
  • Virtual Vision (leitor de telas para deficientes visuais)
  • Via Voice (programa da IBM que permite controlar e acessar o computador com a voz).
Citarei aqui, alguns softwares que poderão auxiliar o professor em suas aulas no laboratório de informática:
  •  Clic 3.0, O Cilc é um software de autoria, pois com ele, o profissional pode construir diversas atividades como caça-palavras, jogo de associação, quebra-cabeça, atividades de texto, jogo de memória. Algumas dessas atividades têm até seis modalidades diferentes e podem ser agrupadas em pacotes. Uma das maiores vantagens desse software em relação a outros é justamente a possibilidade de construir a atividade de forma personalizada e direcionada às necessidades educativas especiais de cada criança.
  •  Tangram, O Software educacional TANGRAM (PORTO, 2008), também desenvolvimento na Universidade Severino Sombra, foi projetado e desenvolvido com uma interface de fácil utilização, interativa, onde o usuário possa ter uma participação ativa, podendo, visualizar, verificar, validar mudanças e alterações ocorridas, levando o aluno a construir o conhecimento.
  •  Hagáquê, O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Ele explora o campo da escrita, expressão e comunicação. Embora indicado para as séries iniciais, este software pode ser utilizado com crianças portadoras de necessidades educativas especiais. Campo do conhecimento explorado o HAGAQUÊ é um software de construção. Trata-se de um editor de texto em formato quadrinizado. Possui um banco de imagens com diversos elementos para a construção de uma história em quadrinhos (cenário, personagens etc). O som também é um recurso oferecido para enriquecer a história criada no computador. 
  •  Coelho Sabido. Este software foi projetado para que a criança adquira segurança ao ser introduzida ao uso do computador concentrando-se nas tarefas, sem a necessidade de clicar o COELHO SABIDO mouse durante as atividades. Exercita a percepção visual e auditiva, a coordenação motora e a memorização. Desenvolve habilidades essenciais ao processo de alfabetização, como identificação de cores, contagem de números, reconhecimento de letras, formas e sons.
  •  Facetoon. Este software possibilita a realização de uma atividade divertida na qual a criança escolhe uma fruta para montar seu personagem, Desenvolve a habilidade motora, percepção de partes corpo, expressões emocionais, criatividade.


Links utilizados nessa pesquisa:

http://www.defnet.org.br/Avancos_tec.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_especial

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_inclusiva

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=288&Itemid=355

 http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ees_l.php?t=001

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