sábado, 15 de janeiro de 2011

Programas Governamentais e a informática na educação

A informática na educação brasileira surgiu, influenciados por outros países como Estados Unidos da América e França, por iniciativa de alguns educadores de universidades brasileiros como a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, ainda na década 70. Apesar da influencia sofrida de outros países, na inserção desse processo, a utilização do computador na educação brasileira tem características muito particulares, mesmo com com essas particularidades , os avanços pedagógicos estão quase no mesmo patamar de outros países.
Para a implantação  inserção da informática na educação brasileira, o governo federal implantou diversos projetos, tais como:  O PROINFO- Programa Nacional de Informática na Educação, é um programa educacional a nível nacional, de iniciativa do Ministério da Educação, cujo objetivo é a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo ensino - aprendizagem. O PROINFO,  visa a aproximação da cultura escolar aos avanços que a sociedade desfruta, utilizando redes técnicas de armazenamento, transformação, produção de transmissão de informações. Em conjunto com com o PROINFO, A Secretaria da Educação especial desenvolveu o Curso de capacitação de Multiplicadores em Informática na Educação, voltado para a Educação Especial cujo objetivo é proporcionar um complemento na formação dos Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional. Ainda, dentro da Educação Especial, há o PROINESP- Projeto de Informática na Educação Especial, que contempla escolas especializadas no atendimento de portadores de necessidades especiais. Há, também, o PAPED, projeto de iniciativa da SEED tendo como parceira, a CAPES, tendo como principais objetivos incentivar a produção de conhecimentos no campo da Educação a Distância e da utilização de tecnologia; avaliação e divulgação das experiências de uso de nova tecnologias, incluindo TV Escola, Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO, Salto para o Futuro. Outro projeto relevante é o projeto EDUCOM, com o objetivo principal o estimulo de pesquisa multidisciplinares como alvo  a aplicação de tecnologias de informática no processo de ensino - aprendizagem. Podemos ainda citar o projeto FORMAR, coordenado pelo NIED/UNICAMP. 
Diante da inclusão das TIs no processo de ensino - aprendizagem, é inevitável uma mudança de postura pedagógica  para que o devido aproveitamento desses recursos possam levar o aprendiz  a construir seu próprio conhecimento através da motivação, para isso deve - se adequar aos paradigmas pedagógicos instrucionistas, construcionista e construtivista.
Para muitos estudiosos, a expectativa de que a possibilidade de um monopólio da informática do computador na educação está distante de acontecer pois depende de vários fatores, entre eles, destacam a preparação do corpo docente, adequando - o à informática e a seu devido uso, considerando as necessidades imperiosas de reflexão, mudança de caráter revolucionário que tem o uso do computador na sala de aula, como também, o aprendiz, seus pais ou responsáveis, que também fazem parte dessa mudança.
Em se tratando da informática na educação, o autor do texto pesquisado, relata o fato da escola formal ser muito resistente às inovações, onde dificilmente ela renova ou se adapta aos desafios da vida moderna. Continuando em seu relato, menciona a escola tradicional que ignora a realidade tecnológica, não ensina a perceber  realidade em que se vive nem está atenta às mudanças que ocorrem no mundo moderno.
Para o autor, as tecnologias de comunicação introduziram profundas mudanças na sociedade contemporânea e, para ele, a escola não pode ficar alheia a essas alterações, a escola deve contribuir fornecendo, para o aluno, o conhecimento sobre essas novas tecnologias. Para isso surge a necessidade de repensar o ensino voltado para o aluno e não o aluno para o ensino, como menciona Rubem Alves, em seu livro "histórias para Professores". Quanto a implantação do  uso do computador como ferramenta pedagógica é necessário o desenvolvimento de um projeto técnico - pedagógico, a compra de equipamentos, a escolha de softwares adequados e também, um fator que considero primordial, o treinamento dos educadores e demais profissionais envolvidos nesse processo.


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